Os casais, costumam chegar à uma terapia, extremamente ansiosos, e uma pergunta que escuto frequentemente em meu consultório é:
- A terapia de casal irá "salvar" meu relacionamento?
Esclarecendo, a terapia de casal não une nem separa, funciona como acompanhamento do processo e não impõe decisões. Facilita que o casal identifique os problemas, perceba o que os motivou, verifique a forma como vem reagindo as dificuldades. Propicia que os componentes do casal vejam a si mesmos, ao outro e a relação de forma mais aprofundada e aponta "ferramentas" que poderão auxiliar numa tomada de decisão.
Todo relacionamento tem suas "doenças", que precisam ser detectadas para o quanto antes iniciar o processo de cura de cada uma delas.
Primeiramente verifico se a terapia é um desejo de ambos e se estão realmente predispostos a iniciar um tratamento.
Deixo claro, que meu objetivo é promover primeiramente o bem-estar individual.
Não tem como um casal relacionar-se caso o indivíduo não consiga se conhecer, se amar e se respeitar acima de tudo.
Então, é possível e às vezes acontece, que durante o processo terapêutico, tanto o profissional como o casal , conseguem perceber que a felicidade está em não manter o relacionamento.
Veja, isto não significa que o tratamento fracassou, mas sim detectou-se que ambos teriam melhor qualidade de vida separados.
Sendo assim, será feito um acompanhamento individual para que cada um deles, possa se restabelecer e enfrentar a separação de forma mais saudável possível.Já que muitas vezes embora tenha havido a percepção que o relacionamento amoroso não "funcionava mais", é comum ao ser humano apresentar resistência às mudanças, ainda que ,seja para melhor. Assim como, o problema se agrava quando há filhos envolvidos.É frequente o casal misturar emoções e achar que com a separação do companheiro(a), também estará separando-se dos filhos, o que acarreta um sentimento equivocado de culpa.
Já, nos casos, onde o relacionamento é curado, os casais conseguem tratar sua"doenças", separar o que é de um e o que é do outro, melhorar o auto-conhecimento e o entendimento de como realmente é o seu parceiro(a).
Diversas vezes, o ser humano na hora da conquista, molda-se para ser aquilo que imagina que o outro gostaria que ele fosse.., porém este é o maior dos erros. Pois, assim a pessoa perde a sua identidade e assume papéis que não o fazem de fato feliz. Logo, a situação fica insustentável, então é quando escutamos muito esta expressão: "a máscara caiu".
Conclusão, vive-se uma mentira...
A terapia proporciona a identificação de quem realmente somos e o que estamos dispostos ou não a ceder para a relação permanecer saudável.