Que tal passar mais tranquilidade para o seu bebê?
Sabemos da importância vital do equilíbrio emocional e sentimental da mulher no período da gravidez.
Comprovado por estudos científicos, a vida intra-psíquica do bebê, começa na vida intra-uterina. Portanto, todos os sentimentos e estímulos que a mãe "geradora" recebe durante a gestação, são sentidos pelo bebê.
Ansiedade, dúvidas, medo, o desconhecido, o cansaço, entre outros...., tudo isso faz parte de um processo de desenvolvimento que ao longo de 40 semanas, provoca na Mulher diferentes sentimentos e a dificuldade de gerir emoções.
A gravidez é um período em que a mulher passa por muitas transformações:
- Sentimento com relação ao bebê,
- Construção de uma família;
- Mudanças com o casal;
- Exigências profissionais;
- Mudanças trazidas pela maternidade.
Todos os pensamentos e sentimentos merecem atenção, compreensão e acolhimento.
Decisões tomadas precipitadamente, desespero, gravidez não programada, um mau casamento, dificuldade financeira, entre outros, são alguns dos mais frequentes problemas enfrentados pelas futuras mamães.
A mãe, entendida como principal agente de cuidados, é elemento essencial para o desenvolvimento de muitos aspectos da criança, já que a relação que se estabelece muito antes do nascimento ainda no ventre materno, é um evento muito importante na organização da vida psíquica da criança.
Por meio dessa relação,o bebê vivencia suas primeiras experiências cognitivas, emocionais e também sua socialização.
Cuidados no Pré - parto:
São vários os cuidados necessários para que a mulher se sinta preparada e saudável para a hora do nascimento: acompanhamento pré-natal com seu médico, alimentação e exercícios adequados.
A psicoterapia também é de suma importância nesta fase.
Todos reforçam a importância do acompanhamento pré-natal com obstetra..., sim ele é de absoluta importância. Porém , lá nestas consultas são feitos acompanhamentos do estado de saúde físico do bebê e da mãe..., ou seja, ultrassonografias, medição da pressão arterial da mãe, escuta do batimento cardíaco do bebê, verificação do peso e medidas da mamãe, entre outros... claro, tudo é muito importante e necessário. Mas, lá neste momento, não há "espaço" para se explorar os sentimentos, emoções, turbulências daquela Mulher. Ela está lá como "geradora", mãe..., mas a mulher que está dentro dela não é escutada.
Acredito, que deveria ser obrigatório este atendimento psicológico, a rede de saúde, precisaria oferecer no mesmo dia da consulta com o obstetra, uma consulta com um psícólogo. Uma vez, que já é comprovado cientificamente toda interferência que o bebê recebe dentro da barriga da mãe e que por consequência contribui e muito no momento do parto e na saúde emocional e até física deste novo ser.
Vejamos, um exemplo, uma mulher fica grávida ,sem ter programado tal gestação, ela fuma há mais de 10 anos, está assustada, com muitas preocupações: como medo de perder o emprego, mudança física , medo do futuro do relacionamento com o pai da criança e outros mais.
Ela não consegue parar de fumar, está em depressão, alimenta-se mal, está nervosa...enfim, tem crises diversas.
Pergunto: A nicotina do cigarro não vai afetar a saúde física do bebê? A má alimentação, devido a problemas emocionais, não irá influenciar no peso e saúde do bebê? Os gritos, choros, nervoso que a mulher está passando não interferem na estrutura psíquica deste mesmo bebê?
Concluo que é necessário cuidar do aspecto emocional, pois é na fase da gestação que começa se estruturar a relação do bebê com a mamãe e também com o mundo exterior.
Na terapia, a futura mamãe poderá falar sobre suas dúvidas, medos, ansiedades, pensar sobre seu presente e questões do seu futuro e de seu bebê. Terá todo apoio emocional , assim como, novas aprendizagens referentes a como cuidar de sua auto-estima, e como manter-se calma e em equilíbrio, mesmo diante de todas as mudanças vivenciadas neste momento tão especial a mãe e ao bebê.
Cuidados no Pós-parto:
- Fase de grande adaptação para uma nova realidade;
- Conhecimento sobre as necessidades de um bebê;
- Em alguns casos, tristeza nos primeiros dias após o nascimento, devido as grandes alterações hormonais e psicológicas.
A psicoterapia é um espaço que acima de tudo, busca orientar e acolher tanto a mulher quanto o casal durante e após a gestação, proporcionando troca e escuta . Ao optar pela terapia, a futura mamãe terá ajuda para responder algumas perguntas causadoras de desconforto, assim como possibilitar a gestante um maior auto-conhecimento e maior identificação e compreensão das mudanças ocasionadas pela gestação, o que contribuirá consequentemente para que essa passagem torne-se mais suave e feliz.
Caso queira obter mais informações com um profissional, meus consultórios possuem terapeutas especializados em:
- Acompanhamento terapêutico pré e pós - parto;
- Curso para Gestantes;
- Massagens para bebês (Shantala) ;
Neste contexto também formamos parcerias com obstetras, possibilitando tratamento aos pacientes de forma mais acessível.
Nossos endereços:
1) Rua Marques de Paraná - 471 - Alto da Lapa / Vila Leopoldina - São Paulo - SP;
2) Rua Venâncio Aires, 960 - Pompéia / Lapa - São Paulo - SP.
Telefone para contato: (11) 2495-1090.
e-mail: claudiaganen@yahoo.com
Claudia Ganen De Sá
CRP: 06/64379.
Nenhum comentário:
Postar um comentário